Artigo 1.º Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

O Centro talvez seja a primeira organização social a tratar dos direitos das mulheres, em especial no que se refere à violência doméstica. Foi a primeira entidade a destacar esse tipo de violência no estado. Assim, ao longo de sua história consolidou-se como uma referência no combate à violência, tendo desenvolvido  diversas ações entre elas a pesquisa sobre violência física e sexual contra as mulheres, no período de 1986 a 1989, que serviu e serve ainda como base para muitas outras atividades e até para elaboração de políticas públicas. 

Outra atividade voltada para a problemática da violência de gênero que merece destaque é a formação de Promotoras Legais Populares – PLPs, que são lideranças que atuam em vários bairros de Rio Branco.

   Com o objetivo de capacitar lideranças femininas comunitárias de regionais da cidade de Rio Branco, proporcionando noções básicas de DH e funcionamento da justiça no Brasil e no Acre bem como fazer orientações e encaminhamento de casos de violência Domestica; 


Parceiros do CDDHEP